Institucional

Institucional

O INSTITUTO DE DIREITO DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS - IDRE é uma associação civil, sem fins lucrativos, direcionada à pesquisa séria e a divulgação do Direito de Recuperação de Empresas, pautada em preceitos éticos e utilitários deste ramo jurídico. O IDRE abrange exclusivamente advogados engajados no objetivo de geração e circulação de riquezas através dos processos de Falência e Recuperação de Empresas.

Sob uma ótica multidisciplinar o IDRE visa à promoção e incentivo de estudos e pesquisas nas matérias estudadas, o que se concretiza mediante a realização de conferências, publicação e divulgação de estudos próprios, mediação de intercâmbios e colaboração com instituições de ensino públicas ou privadas. O enfoque crítico explorado pelo IDRE possibilita a compreensão da legislação como um instrumento de recuperação empresarial em evolução, haja vista que o encaminhamento de propostas de alteração legislativa - respaldado por uma coletividade de profissionais de renome - é também uma de suas finalidades.

A organização deste instituto de recuperação e liquidação empresarial pioneiro no sul do Brasil visa à evolução e disseminação do conhecimento na matéria, promovendo os debates administrativos, econômicos, financeiros e jurídicos a níveis mais elevados e produtivos. Neste desiderato é que os estudos estruturados pelo IDRE tem a conotação de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento socioeconômico do país no que depender das variáveis que maneja.

O IDRE conta com 16 (dezesseis) associados fundadores, cujos escritórios situam-se nos Estados do sul do Brasil, tendo referidos membros se notabilizado pela atuação especializada em falências e recuperação de empresas e pelo comprometimento com os objetivos do Instituto.

Agenda