Por Dow Jones Newswires
NOVA YORK – A companhia aérea Alitalia pediu recuperação judicial nos Estados Unidos, em um momento em que enfrenta a ameaça de perder o acesso ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, por falta de pagamento de contas.
A aérea apresentou um pedido de proteção sob o artigo 15, o capítulo do código de falências que se refere às insolvências de empresas internacionais, junto do Tribunal de Falências de Nova York.
As grandes empresas estrangeiras, sobretudo as que têm operações nos Estados Unidos ou que têm dívida denominada em dólares, procuram habitualmente proteção contra credores no país para ajudar os processos de reestruturação em seus países de origem.
A Alitalia lançou recentemente um processo de insolvência na Itália, depois que funcionários da empresa rejeitaram um plano de reestruturação proposto pelos acionistas controladores.
Os papéis entregues à Justiça americana ontem mostram que o governo italiano concordou em oferecer à companhia aérea um montante de 600 milhões de euros em financiamento emergencial para garantir a continuidade das operações, enquanto a empresa trabalha para reestruturar dívidas que atingem cerca de US$ 3 bilhões.