A nova linha permitirá melhorar o seu custo de financiamento dentro do Capítulo 11 da Lei de Falências americana, equivalente à recuperação judicial brasileira
A Justiça de Nova York autorizou a aérea Latam a receber o financiamento garantido de US$ até 750 milhões na Tranche B do DIP (debtor in possession), inserido no processo de recuperação judicial da empresa nos Estados Unidos.
O novo financiamento havia sido anunciado em 29 de setembro, mas ainda carecia do aval do tribunal dos EUA. Agora ele foi aprovado, conforme documentos públicos do processo vistos pelo Valor.
A proposta foi feita a empresa no dia 24 de setembro por um grupo de financiadores formado pela Oaktree Capital Management, Apollo Management Holdings e determinados fundos, contas e entidades assessorados pelos mesmos. O tema foi aprovado pelos diretores independentes do conselho de administração da Latam.
Segundo a Latam, a nova linha permitirá melhorar o seu custo de financiamento dentro do Capítulo 11 da Lei de Falências americana, equivalente à recuperação judicial brasileira. A tranche B, inicialmente, foi pensada para abraçar governos e bancos públicos, como o BNDES, mas acabou não vingando nesse formato e foi oferecida ao mercado em geral.
A empresa já tem linhas de US$ 1,3 bilhão na Tranche A e de US$ 1,15 bilhão na Tranche C financiados pela Oaktree, Knighthead, Qatar Airways e pelos grupos Cueto e Eblen. Até o momento, US$ 1,65 bilhão foi sacado das parcelas A e C.
A principal pendência do Grupo Latam agora é o plano de reorganização a ser apresentado aos credores. O prazo venceria no dia 15 de outubro, mas a empresa pediu pela quinta vez mais tempo ao Tribunal do Distrito Sul de Nova York. O novo prazo é 26 de novembro, que ainda precisa ser validado pela corte de Nova York.
A data tem sido acompanhada de perto pelo mercado brasileiro, uma vez que a concorrente Azul já deixou clara suas intenções de fazer uma proposta aos credores para ficar com a operação da chilena no Brasil. Qualquer movimento por parte da rival brasileira, entretanto, não deve ser feito antes de a proposta oficial da Latam ser posta à mesa. A companhia aérea rejeita a ideia de venda para a Azul.
Pela lei americana, a Latam tem até 18 meses para apresentar o plano com exclusividade — o período vence exatamente em 26 de novembro.
Fonte: Valor Econômico