Por Cibelle Bouças
A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, devolveu sete aviões da sua frota total desde agosto de 2018, quando deu início a um processo de adequação da frota à demanda de passageiros, informou uma fonte próxima da companhia.
A companhia, controlada pelos irmãos Efromovich, pretende devolver mais 12 aeronaves até março, atingindo um total de 19 aviões. Com isso, vai reduzir a sua frota de atuais 50 aeronaves para 38.
De acordo com a fonte, 38 aviões seria número suficiente para atender à demanda da companhia nos próximos meses. As informações não foram confirmadas pela Avianca Brasil. No início de janeiro, a Avianca Brasil havia dito que da frota de 50 aeronaves que detinha, 43 estavam em uso.
Ainda segundo a fonte, pelo menos três aeronaves foram devolvidas para a BOC Aviation, uma das empresa que está brigando na Justiça pela devolução de aviões.
Em dezembro, a BOC Aviation, de Cingapura, e a Constitution Aircraft, da Irlanda, obtiveram liminares, determinando a devolução de pelo menos 12 de 60 aeronaves arrendadas pela Avianca Brasil. A americana Aircastle também pediu a retirada de 11 aeronaves arrendadas para a companhia aérea.
O juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, suspendeu no fim do ano passado por 30 dias as ordens de reintegração de posse de aviões e motores e marcou uma audiência de conciliação para 14 de janeiro.
Na segunda-feira, o mesmo juiz prorrogou a suspensão das ordens de reintegração de posse das aeronaves e motores até 1° de fevereiro.
Pela decisão, a Avianca Brasil compromete-se a pagar em dia as parcelas que vencem a partir de 1° de fevereiro. A empresa também deve apresentar propostas para pagar as parcelas vencidas. Caso não cumpra essas obrigações, “o direito à reintegração das aeronaves poderá ser exercido automaticamente por todos os arrendadores”, conforme a decisão.
Ao que tudo indica, a companhia vem negociando extra judicialmente com as empresas de leasing para fechar acordos.
Na semana passada, a Avianca Brasil retirou da sua frota três aeronaves do modelo Airbus A320neo, mas não informou para qual empresa os aviões foram devolvidos.
Menos voos
Ontem, a Avianca Brasil informou que deixará de voar, a partir de 31 de março, rotas para Miami, Nova York e Santiago. Com a medida, vai reduzir a quantidade de voos diários de 264 para 243 – diminuição de 21 voos por dia.
A medida vai afetar 40 mil passageiros que já haviam comprado passagens para esses voos até dezembro – uma média de seis mil por mês.
A Avianca Brasil informou que vai entrar em contato com todos os passageiros para oferecer as opções de devolução do dinheiro ou transferência para voo de alguma empresa parceira – seguindo, portanto, as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A empresa reforçou que não fará outras mudanças, mantendo os demais 243 voos diários.
A Avianca Brasil informou ainda que, no caso da rota São Paulo Bogotá, que antes era feita pela tripulação da empresa, passará a ser feita pela Avianca Colômbia.
Fonte: Valor Econômico